Envie o seu email: edmar.mariano@hotmail.com

Na cabeça...

Em Angelim, Flamengo encontra o alívio e conquista o hexa


Ronaldo Angelim costuma dizer que sua maior vaidade é assistir ao Flamengo vencer. Neste domingo, certamente está se sentindo vaidoso como nunca. E graças a uma cabeçada certeira dele. Com sofrimento e dificuldade até o fim, o Rubro-Negro venceu o Grêmio por 2 a 1, no Maracanã, e conquistou o Campeonato Brasileiro pela sexta vez.

Ronaldo Angelim, o Magro de Aço, entra para a história

No intervalo, Andrade criticou a atuação do Flamengo e pediu mais iniciativa e dedicação.
- Parece que o Grêmio é que veio aqui disputar o título. Tem que ter atitude.
Os jogadores armaram uma corrente no meio-campo e a torcida despertou. Só que a primeira chance foi do Grêmio. Douglas Costa, aos dois minutos, quase acertou o ângulo esquerdo em cobrança de falta.
Aos três, Petkovic cobrou escanteio da direita, Adriano subiu sozinho na entrada da pequena área, cabeceou para o chão, mas mandou para fora. Em outra bola cabeceada, desta vez por Aírton, Marcelo Grohe voou e salvou o Grêmio, aos sete.
Léo Moura e Willians, ambos aos 11, estiveram perto de virar o placar. Àquela altura, o Grêmio só se defendia. E o Flamengo errava. Erros bobos, que evidenciaram a tensão permanente.
Andrade pôs Everton. Mas Pet continuou errando. Juan lançou Adriano aos 23. Era a chance de o Imperador fazer o gol do título. Olhou, tentou a cavadinha, mas Marcelo Grohe fez uma defesa espetacular.
Se os astros do time não colaboraram, coube novamente a um zagueiro salvar, aos 24 minutos. Petkovic bateu escanteio da esquerda, Ronaldo Angelim subiu no meio da área e testou no canto esquerdo: 2 a 1.
O gol não pôs fim ao jogo. Aos 32, Lucio cobrou falta de longe, a bola quicou e Bruno espalmou. Livre na pequena área, Maylson chutou para fora. Adriano recebeu ótima bola aos 40, mas se enrolou e Marcelo Grohe salvou.
O apito final seguido pela explosão de alegria no Maracanã só veio após três minutos de acréscimos e pressão gremista, com direito ao goleiro Bruno passeando pela área com a bola nos pés para fazer o tempo passar.
Leia Mais

Brasileirão:

Flamengo fica com a taça e cariocas escapam da queda

O Campeonato Brasileiro deste ano foi o mais equilibrado dos últimos tempos, e a última rodada, disputada neste domingo, não fugiu à regra. Após levar um susto e sair perdendo para o Grêmio, o Flamengo virou e venceu por 2 a 1, ficando com o título e acabando com um jejum que já durava 17 anos. O Internacional goleou o Santo André por 4 a 1 e sentiu o gostinho do título por mais de uma hora, mas com a vitória flamenguista ficou com o vice-campeonato.


São Paulo e Cruzeiro venceram Sport e Santos, respectivamente, e completam o quarteto que disputará a Copa Libertadores. O time mineiro terminou em quarto e terá que disputar a Pré Libertadores. O Palmeiras, que ficou boa parte do campeonato na liderança, terminou em quinto e viu o sonho da América se transformar em pesadelo ao perder para o Botafogo, por 2 a 1.

Na parte de baixo da tabela, os cariocas Fluminense e Botafogo conseguiram o que parecia impossível e escaparam do rebaixamento. O Tricolor se livrou ao arrancar um empate sem gols com o Coritiba, enquanto o Botafogo escapou da queda ao bater o Palmeiras.

Confira os resultados da última rodada:

Sábado
Atlético-MG 0 x 3 Corinthians-SP

Náutico-PE 0 x 1 Avaí-SC

Domingo
São Paulo-SP 4 x 0 Sport-PE

Santos-SP 1 x 2 Cruzeiro-MG

Barueri-SP 0 x 0 Atlético-PR

Coritiba-PR 1 x 1 Fluminense-RJ

Internacional-RS 4 x 1 Santo André-SP

Flamengo-RJ 2 x 1 Grêmio-RS

Vitória-BA 2 x 2 Goiás-GO

Botafogo-RJ 2 x 1 Palmeiras-SP

Confira a classificação
Leia Mais

Eu já sabia! O Brasil é rubro-negro!


Flamengo 2 x 1 Grêmio -

É CAMPEÃO! O Flamengo esteve longe do título do Campeonato Brasileiro por uma hora e dez minutos neste domingo. Mas aos 24 minutos do segundo tempo, Ronaldo Angelim marcou de cabeça e selou a vitória sobre o Grêmio, por 2 a 1, no abarrotado Maracanã, que contou com um total de 84.448 torcedores.
O título do Brasileirão volta as mãos do Mengo após 17 anos. A última conquista havia sido em 1992. Mas a vitória não foi nada fácil. O Grêmio surpreendeu e abriu o marcador com Roberson.
Neste momento, o Inter fez 2 a 0 e ficou na primeira colocação. Mas os zagueiros David e Angelim fizeram as vezes de Adriano e Pet e garantiram a festa vermelha e preta.
Como ficou!
Com o resultado, o Flamengo, que assumiu a liderança apenas na penúltima rodada, somou 67 pontos, contra 65 do Inter. Os dois clubes, mais Corinthians (campeão da Copa do Brasil) e São Paulo garantiram vaga na Libertadores. O Cruzeiro ficou com a pré-Libertadores. E o Palmeiras morreu na praia.

Já o Grêmio, que não tinha mais chances, se contentou com a Copa Sul-americana, na nona colocação, com 55 pontos. A diretoria espera anunciar o nome do novo treinador nesta semana. Paulo Silas, ex-Avai, é o preferido.

Ridículo!
Ao entrar no gramado, o Grêmio foi surpreendido ao ser aplaudido pelos flamenguistas. Os torcedores rubro-negros ainda gritaram “Grêmio, Grêmio’ e clamaram “entrega, entrega”.

Surpresa tricolor!
Impulsionado por mais de 80 mil torcedores, o Flamengo começou em cima do Grêmio. Mas os arremates de Adriano não tiveram endereço certo. O Imperador tentou chutes de longa distância, cabeçadas e arremates de dentro da área, mas todos sem direção.

O Tricolor gaúcho viu que o “bicho” não era de sete cabeças e foi ao ataque. E não é que deu certo. Aos 21 minutos, Douglas Costa levantou a bola na área e Roberson, antes da zaga, desviou para as redes.

Para complicar ainda mais a situação do Mengo, o Inter fez 2 a 0 no Santo André. Mas o rubro-negro teve calma e em um lance polêmico empatou. Aos 29 minutos, Juan cobrou escanteio. Adriano disputou a bola com a zaga. A pelota sobrou para o zagueiro David, na área, empatar.

A defesa do Grêmio pediu falta de Adriano, Mas o árbitro paranaense Héber Roberto Lopes nada marcou. Aos 41 minutos mais um lance para o juizão. Mário Fernandes tocou para o gol, mas estava impedido.

Aos 46 minutos, no último lance da primeira etapa, Adriano encheu o pé em cobrança de falta e Marcelo Grohe fez grande defesa. Final 1 a 1.

Nada de moleza!
Para quem esperava moleza no segundo tempo, não teve. O Grêmio voltou melhor e Douglas Costa assustou Bruno. O Flamengo, mais uma vez, viveu dos chutes e cabeçadas de Adriano.

Aos 6 minutos, Airton quase marcou de cabeça. O goleiro gremista foi buscar a bola no cantinho. Quatro minutos mais tarde, Léo Moura manda um petardo e o zagueiro Thiego se joga na bola para evitar o segundo tento rubro-negro.

Aos 11 minutos foi a vez de Willians arriscar e ver a bola acertar a rede pelo lado de fora. A pressão seguiu e o Grêmio não resistiu. Aos 24 minutos, Ronaldo Angelim subiu mais que a zaga e marcou de cabeça, 2 a 1, Mengo.

Mesmo com a virada, o Grêmio foi para o abafa e quase calou o Maraca. Aos 31 minutos, Lucio bateu falta e Bruno espalmou. No rebote, Maylson arriscou chute e assustou o Mengo.

Aos 39 minutos, Adriano, sempre ele, tocou na saída do goleiro e quase marcou o terceiro. Nos minutos finais, o Flamengo segurou a bola e festejou mais um título.

Ficha Técnica

Flamengo 2 x 1 Grêmio

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Héber Roberto Lopes-Fifa – PR
Público: 78.639 pagantes (84.448 total)
Renda: R$ 2.030.430,000
Cartões amarelos: David, Willians (Flamengo); Douglas Costa, Marcelo Grohe, Lúcio, Adilson (Grêmio)
Gols: David, aos 29’/1T e Ronaldo Angelim, aos 24’/2T (cabeça) (Flamengo); Roberson, aos 21’/1T (Grêmio)

Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, David e Juan; Willians, Airton, Toró (Everton) e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kléberson) e Adriano.
Técnico: Andrade

Grêmio
Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Thiego, Léo e Fábio Santos; Túlio, Adílson (Mithyuê), Maylson e Lúcio; Douglas Costa e Roberson (Bergson).
Técnico: Marcelo Rospide
Leia Mais

Coxa cai e torcida planta o terror!


Coritiba 1 x 1 Fluminense -

O Coritiba foi rebaixado à Série B do Brasileiro de 2010. Após um empate por 1 a 1 diante do Fluminense, em pleno Couto Pereira, aliado a vitória do Botafogo, por 2 a 0, contra o Palmeiras, o time paranaense não resistiu e está na Segundona na próxima temporada. O Coxa saiu atrás do placar após Marquinho abrir o placar para o Flu. O empate veio ainda o primeiro tempo, com Pereira.
Assim, o Coritiba terminou o Brasileirão na 17ª colocação, com 45 pontos, e está rebaixado ao lado de Sport, Náutico e Santo André. Por outro lado, o Fluminense se salvou graças a um ponto, pois terminou na 16ª posição, com 46. No final do jogo, torcedores do Coritiba invadiram o gramado e transformaram o local em uma praça de guerra. Um polícial ficou gravemente ferido após ser atingido na cabeça.

Ficha Técnica

Coritiba 1 x 1 Fluminense

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden-RS (Fifa)
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Jaílton e Marcelinho Paraíba (Coritiba); Dalton, Rafael, Marquinho, Equi González (Fluminense)
Gols: Pereira 35’/1T (Coritiba); Marquinho 28’/1T (Fluminense)

Coritiba
Vanderlei; Rodrigo Heffner (Márcio Gabriel), Pereira, Jéci e Renatinho; Jaílton, Leandro Donizete, Pedro Ken (Carlinhos Paraíba) e Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel (Rômulo).
Técnico: Ney Franco

Fluminense
Rafael; Gum, Cássio e Dalton; Mariano, Diogo, Maurício, Conca e Marquinho (Dieguinho); Alan (Adeílson depois Equi González) e Fred.
Técnico: Cuca
Leia Mais

Washington garante Jason na Liberta!


São Paulo 4 x 0 Sport -

O atacante Washington mostrou que tem estrela e, se dependesse dele, o São Paulo seria campeão brasileiro. Só neste domingo, no encerramento do Brasileirão, ele marcou três gols na goleada do Tricolor, por 4 a 0, sobre o rebaixado Sport e colocou o Sampa na Libertadores 2010.
Além dos três gols do matador, o goleiro-artilheiro Rogério Ceni marcou o outro, em cobrança de falta. O São Paulo sempre foi superior e não se assustou com o "Gatinho da Ilha Perdida".
Com a vitória, o São Paulo ficou na terceira colocação, com 65 pontos, dois a menos que o campeão Flamengo. Já o Sport amargou a lanterna, com apenas 31 pontos.

A goleada!
A pior defesa do campeonato - 67 gols sofridos antes do início da última rodada - ficou ainda mais fragilizada. Moacir foi driblado no meio-campo e recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Antes do fim do primeiro tempo, pelo lado do São Paulo Renato Silva se empolgou em lance também no meio-campo e também foi expulso.
Até a metade do primeiro tempo, o melhor momento para os são-paulinos veio do Maracanã. O Grêmio abriu o placar com Roberson, mas a alegria durou pouco. Um minuto depois, Alecsandro, do Internacional, abriu placar. No lance seguinte, o Flamengo empatou o jogo com David.
A empolgação vinda das arquibancadas contagiou os jogadores em campo. Aos 34 minutos, Dagoberto partiu para cima da defesa, recebeu a trombada de dois marcadores, mas a bola sobrou na entrada da área para Washington. Desta vez, o camisa 9 não desperdiçou e chutou forte, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Magrão.
Adeus!
Aos gritos de "fica, fica", o zagueiro André Dias deixou o campo com uma lesão na perna esquerda. Ele tem propostas do futebol italiano e pode ter feito a sua última partida pelo time que foi tricampeão brasileiro. Emocionado, apenas acenou para a torcida. O mesmo aconteceu com Hugo e Dagoberto, que também têm propostas, e foram substituídos.

Ficha Técnica

São Paulo 4 x 0 Sport

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo-SP
Público: 30.937 pagantes
Renda: R$ 1.136.575,00
Árbitro: Sandro Meira Ricci-DF
Cartões amarelos: Zé Luis (São Paulo); Dutra e Vandinho (Sport)
Cartões vermelhos: Renato Silva (São Paulo); César e Moacir (Sport)
Gols: Washington aos 35'/ 1T, aos 20'/ 2T e 44'/ 2T; Rógério Ceni 9'/ 2T (São Paulo)

São Paulo
Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias (Zé Luis) e Miranda; Jean, Hernanes, Arouca, Hugo (Júnior César) e Jorge Wágner; Dagoberto e Washington.
Técnico: Ricardo Gomes.

Sport
Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Hamilton, Fabiano (Jonas), Fininho (Freire) e Dutra; Wilson e Vandinho (Arce)
Técnico: Levi Gomes.
Leia Mais

Goleada que não valeu nada!


Internacional 4 x 1 Santo André -

O Internacional fez a sua parte e goleou o Santo André, por 4 a 1, neste domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Mas com a vitória do Flamengo sobre o Grêmio, por 2 a 1, o título ficou na Gávea. O Colorado chegou a sentir o gostinho do título por mais de uma hora, mas a virada rubro-negra acabou com a festa.
Com isso, o Internacional terminou o Brasileirão como vice-campeão, com 65 pontos, mesma pontuação do São Paulo, mas com uma vitória a mais. O Santo André, por sua vez, não conseguiu o milagre de escapar do rebaixamento e está de volta à Série B. O clube paulista terminou na 18ª colocação, com 41 pontos.
Ficha Técnica

Internacional 4 x 1 Santo André

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Jailson Macedo Freitas-BA
Cartões amarelos: Júnior Dutra, Vinícius (Santo André)
Gols: Alecsandro 21'/1T, Índio 33'/1T, Andrezinho 23'/2T e Giuliano 37'/2T (Internacional); Nunes 40'/2T (Santo André)

Internacional
Lauro; Danilo Silva, Bolívar, Índio e Kleber (Tales Cunha); Sandro, Andrezinho (Fabiano Eller), Giuliano e D'Alessandro; Taison e Alecsandro (Marquinhos).
Técnico: Mário Sérgio.

Santo André
Neneca (Júlio César); Rômulo, Vinícius, Marcel e Arthur; Ricardo Conceição, Júnior Dutra, Marcelinho Carioca e Camilo (Fernando); Wanderley e Nunes.
Técnico: Sérgio Soares.
Leia Mais

Quase....


Botafogo 2 x 1 Palmeiras -

O Botafogo conseguiu se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e, de quebra, ainda tirou o Palmeiras da Copa Libertadores da América de 2010. Na tarde deste domingo, o Fogão bateu o Verdão, por 2 a 1, no Estádio do Engenhão, pela última rodada da competição nacional. O time da Estrela Solitária chegou aos gols da vitória no segundo tempo, com o zagueiro Wellington e com o atacante Jóbson. Robert descontou para o Palmeiras.
Dessa maneira, o Fogão chegou aos 47 pontos e encerrou sua participação na 15ª colocação, graças ao empate entre Coritiba e Fluminense, que rebaixou o time paranaense. Já o Palmeiras, que poderia até mesmo ser campeão, ficou sem a Libertadores, que era tido como prêmio de consolação. O motivo foi que a derrota aliada a vitória do Cruzeiro diante do Santos, deixou o Verdão em quinto lugar, com 62 pontos, assim como os mineiros, mas com uma vitória a menos (18 a 17). Agora, os dois times se preparam de olho na temporada de 2010. O Botafogo terá pela frente as disputas do Carioca, Copa do Brasil e também do Brasileirão. Já o Palmeiras fica com o Paulistão, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão, muito pouco para o time que liderou por 19 rodadas o Brasileirão deste ano.
Ficha Técnica

Botafogo 2 x 1 Palmeiras

Local: Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Leonardo Gaciba-RS (Fifa)
Renda: R$ 300.279,00
Público: 38.717 pagantes
Cartões amarelos: Diego (Botafogo); Deyvid Sacconi, Armero, Sandro Silva (Palmeiras)
Gols: Wellington 11’/2T e Jóbson 20’/2T (Botafogo); Robert 46'/2T

Botafogo
Jefferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Lúcio Flávio (Jônatas) e Renato (Thiaguinho); Reinaldo (Victor Simões) e Jóbson.
Técnico: Estevam Soares.

Palmeiras
Marcos; Danilo, Edmilson (Robert) e Mauricio Ramos; Figueroa, Pierre, Deyvid Sacconi (Sandro Silva), Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero (Wendell); Vagner Love.
Técnico: Muricy Ramalho.
Leia Mais