Sul-Americana...
O Goiás já sabe quem será seu adversário na decisão da Copa Sul-americana 2010. Jogando ao lado de sua fanática torcida no estádio Libertadores da América, em Avellaneda, o Independiente (Argentina) reverteu a desvantagem de 3 a 2 imposta pela LDU (Equador) no jogo de ida ao vencer por 2 a 1 e garantiu sua vaga por ter marcado dois gols longe de casa.
Ao contrário do que aconteceu durante toda a campanha esmeraldina, desta vez o Goiás terá de decidir no Serra Dourada, já que o jogo de ida será na Argentina. Em caso de título do Independiente, os "hermanos" se consolidarão ainda mais como maiores vencedores da Sul-americana: até o momento, são quatro títulos de clubes argentinos em oito edições disputadas.
Maior campeão da história da Libertadores da América, com sete títulos em sete finais disputadas, o Independiente não disputava uma final de competição internacional desde 1995. É a oportunidade que os torcedores esperavam para retomar a tradição de sua equipe, além de disputar a Libertadores no ano que vem caso seja campeão.O jogo - Com a vantagem, a LDU começou o jogo tentando manter a cautela para esfriar os ânimos das arquibancadas e do rival. A equipe se portou bem e chegou a assustar em algumas jogadas, mas a partida esteve longe de ser um primor tecnicamente.
Nenhuma grande chance de gol havia sido criada quando o placar foi inaurado pelo time da casa, que soube usar o artifício da bola parada para abafar o rival em alguns momentos. Aos 26 minutos, após cobrança de escanteio da direita e corte da zaga, Parra recebeu ajeitada de cabeça vinda da esquerda e testou para as redes.
A abertura do placar empolgou os argentinos, que tiveram grande chance aos 35 minutos, quando Parra dominou mal e acabou ajeitando sem querer para Silvera chegar chutando e mandar por cima do gol.
Os anfitriões melhoravam em campo, mas tiveram queda brusca de rendimento nos momentos finais da etapa final, cedendo espaços ao rival. O castigo tornou-se inevitável e veio do pé calibrado do uruguaio Salgueiro, que avançou pela esquerda, puxou para o meio e soltou a bomba na entrada da área, deixando tudo igual.
Bastava administrar o resultado para que os equatorianos garantisse a classificação, mas a tranquilidade foi por água abaixo logo no primeiro minuto da etapa complementar, em falha na saída de bola, que Fredes aproveitou para invadir a área e tocar na saída de Cevallos.
O jogo tinha tudo para ficar eletrizante, mas a LDU não mostrou a mesma desenvoltura dos jogos em Quito e pouco fez na busca pelo empate. Aos 38 minutos, no entanto, a vaga quase mudou de mãos: Gamez, que entrou na vaga do ex-são-paulino Reasco, invadiu a área pela direita e acertou a trave de Navarro, tirando o fôlego dos torcedores da casa, que comemorariam pouco tempo depois.